You are currently viewing Você já ouviu falar em ESG?

Você já ouviu falar em ESG?

Vamos começar explicando o que significa:

ESG (Environmental, Social and Governance), em português ASG (Ambiental, Social e Governança).

Apesar de o termo estar na moda, ele foi criado há muito tempo. A primeira vez que se ouviu falar foi em 2004, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) publicou um documento chamado “Who Cares Wins”, traduzido para o português como “Ganha quem se importa”. Mais recentemente, em 2015, a ONU divulgou os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, vinculados à agenda mundial para implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.

Não podemos falar de ESG sem mencionar que há muito tempo existem políticas, públicas e alertas relacionados à preservação do meio ambiente, responsabilidade social e governança dentro das empresas.

Agora que você sabe que o termo não é uma novidade, vamos entender os pilares que norteiam o ESG e que passaram a estabelecer práticas essenciais para a competitividade empresarial, independentemente do setor de atividade.

São três pilares:

E – Environmental (Meio Ambiente) refere-se ao processo realizado para identificar os impactos da empresa no meio ambiente e estabelecer estratégias para reduzir ou compensar qualquer prejuízo ambiental.

S – Social: relaciona-se às iniciativas da empresa em prol de causas sociais, desenvolvimento humano e políticas de inclusão que contribuam diretamente para a comunidade na qual a empresa está inserida.

G – Governance (Governança): está diretamente relacionada à prestação de contas, transparência e gestão eficaz do negócio.

O processo de implantação do ESG em uma empresa passa por diversas etapas, desde a conscientização dos colaboradores internos até os parceiros da organização. Não se trata apenas de ações simples de marketing para demonstrar preocupação com o meio ambiente; são mudanças na cultura organizacional e que podem gerar custos elevados para a empresa, pois pode precisar ampliar seu quadro de colaboradores, treinar os colaboradores atuais e até mesmo enfrentar custos com turnover, já que alguns profissionais podem não se adaptar à nova política e cultura organizacional.

E como garantir que a implantação do ESG seja feita de forma segura e eficaz?

Apesar da pressão do mercado para que as empresas iniciem a implantação de um plano ESG, é crucial que um planejamento detalhado seja elaborado com muita cautela, levando em consideração recursos financeiros e principalmente humanos disponíveis.

Em vez de apenas iniciar um plano ESG, é melhor fazê-lo funcionar de maneira consciente. Para isso, é necessário conhecer amplamente os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável, identificar todos os aspectos positivos e negativos de cada um e, a partir daí, iniciar o planejamento de implantação ou implementação de cada objetivo na sua empresa.

A partir deste boom do ESG, já existem diversas empresas e checklists que visam realizar um diagnóstico do ESG em sua empresa, para que se possa iniciar o desenvolvimento do planejamento, estabelecendo prazos para as mudanças.

Agora que você entende o que é ESG, pode estar se perguntando: “É obrigatório implantar ESG na minha empresa?”

Apesar de ser um tema de grande relevância, do ponto de vista legal, as práticas de ESG não são obrigatórias no cotidiano corporativo. Ou seja, sua empresa não é obrigada a ter um programa de governança, gestão ambiental, social e corporativa.

Podemos concluir que, apesar da pressão do mercado para que as empresas implantem um plano ESG, a Diretriz ESG (PR ABNT 2030), que orientará todos nesta jornada, continua em fase de conclusão.

Mas agora, com todas essas informações, já pensou que, mesmo não sendo obrigatório, a ATL e Personal Cl’ean está no caminho certo para ingressar nessa jornada?

Exatamente, estamos engajados nesse processo há anos com ações de preservação e solidariedade:

  • Não descartamos resíduos no meio ambiente. Temos ações efetivas e validadas para o controle de resíduos em parceiros conhecidos em âmbito nacional;
  • Não poluímos com a emissão de gases. Nossa frota de veículos possui rigoroso controle de emissão de gases e reforçamos estas medidas de contenção com manutenções periódicas e capacitação dos colaboradores internos e parceiros externos
  • Fabricamos especialidades com matérias-primas que possuem estudo de biodegradabilidade, obtendo assim produtos facilmente biodegradáveis.
  • Mantemos controle rígido de avaliações e análises sobre os produtos fabricados
  • Cada embalagem dos produtos ATL possui informativo instrutivo orientando o cliente de como descartá-las de forma correta e consciente
  • Temos campanha solidária que ajuda instituições de nossa cidade por meio do Instituto ATL.
  • Em nossa área fabril mantemos e monitoramos processos de fabricação com metodologia própria e equipamentos que eliminam o risco de insalubridade;
  • Temos plano de logística reversa priorizando as regulamentações legais, em parceria com o Instituto Rever.
  • Orientamos os usuários dos produtos sobre o uso de EPI para a preservação da vida.

Em nossa empresa, saúde, segurança e preservação do meio ambiente são inegociáveis!

Não deixe de falar com um consultor PERSONAL CL’EAN (do Grupo ATL Higiene) para conhecer e levar todos esses benefícios para a sua empresa!

Entre em contato com nossa central de atendimento: (11) 3183 5060 / 3183 5070 ou pelo WhatsApp: (11) 99103 3372.

Pesquisas realizadas:

Sebrae: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-aplicar-o-conceito-de-esg-na-sua-empresa,fdaee3ac39f52810VgnVCM100000d701210aRCRD
Nações Unidas Brasil: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
Conteúdos XP Investimentos: https://conteudos.xpi.com.br/esg/esg-de-a-a-z-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-tema/
Revista Exame: https://exame.com/esg/

Deixe um comentário