‘’Conhecendo a febre maculosa: O que pode ser feito para evitar a contaminação’’
O que é a febre maculosa?
A febre maculosa é uma doença infecciosa febril aguda, que pode causar desde formas assintomáticas até casos mais graves, com alta possibilidade de óbito. A doença é transmitida ao homem basicamente pelo carrapato infectado, não havendo risco de transmissão pessoa a pessoa. Para que a infecção ocorra, o carrapato precisa ficar aderido à pele, em média, por quatro horas. Se houver lesões na pele, o contágio pode ocorrer no momento do esmagamento do inseto. Uma vez infectados, os carrapatos permanecem assim durante toda a vida, que, de forma geral, dura 18 meses.
Há tratamento para a doença?
Por ser causado por uma bactéria, o tratamento tem como base o uso de antimicrobiano específico e de baixo custo, ministrado por via oral quando o paciente tem condições de ingerir a medicação. No entanto, em pacientes graves, com edema (inchaço) e vômitos, por exemplo, o antibiótico deve ser ministrado por via endovenosa, além do tratamento de suporte, dependendo da gravidade do caso. Como a bactéria destrói a parede do vaso sanguíneo, o tratamento deve ser iniciado o mais rapidamente possível. A partir do 7º dia de doença, a lesão torna-se, geralmente, irreversível e o óbito, inevitável.
Quais as formas de prevenção da doença?
A melhor forma de se prevenir é evitando áreas infestadas por carrapato, principalmente durante o período de maio a outubro. Vale mencionar a importância de animais como o cachorro, o cavalo e a capivara no ciclo de transmissão da doença, que, além de fonte de alimentação para os carrapatos, podem auxiliar no deslocamento de insetos infectados e estão próximos ao homem. Por isso, é preciso ficar atento à presença do vetor nos animais.
Medidas corretivas
A aplicação de produtos contra carrapatos deve ser realizada nos ambientes onde os animais domésticos têm acesso, principalmente o lugar onde dormem. Frestas em pisos ou rachaduras em paredes e ralos devem também ser aplicados.
É indicada a rotação dos princípios ativos a cada 2 ou 3 aplicações com a finalidade de evitar que os carrapatos se tornem resistentes.
Conclusão e prevenção
Vedar frestas em pisos ou buracos em paredes e lavar canis, currais e outros locais onde os animais têm acesso, aplicando produtos que possam repelir esses carrapatos, serve como uma medida preventiva e ajuda no controlo da doença de febre maculosa.
Limpeza é saúde!
Mantenha sua casa e seu ambiente de trabalho limpos e higienizados sempre! Conheça nossa linha de produtos e soluções para limpeza profissional. Você também pode ser um franqueado Personal Cl’ean
Fale conosco!