You are currently viewing Limpeza com desincrustantes alcalinos

Limpeza com desincrustantes alcalinos

No processo de limpeza e higienização de equipamentos busca-se aliar a eficiência da limpeza, em menor tempo e a menor quantidade de insumos possível… e sabemos que nem todos os processos de limpeza são iguais.

Motivo este que para cada equipamento/etapa, deve ser avaliado o melhor processo a ser aplicado, o agente químico, o agente mecânico e o tempo para retirar todas as sujidades e contaminações.

Quando falamos de limpeza em sistemas fechados, este processo é mais complicado, pois não é possível fazer uma avaliação visual de TODOS os pontos dos equipamentos.

 

CIP – Cleaning in place

Os processos chamados de Clear in Place – CIP, são comumente utilizados para limpeza interna de tanques, tubulações, bombas, trocadores de calor, máquinas de envase e outros onde não é possível desmontar ou ter acesso manual interno.

Na limpeza CIP não é possível ter a utilização da ação mecânica (um dos quatro fatores do círculo de Sinner).

O processo CIP consiste então na circulação e recirculação constante de solução com agente químico, em temperatura definida e período adequado.  Após o processo o enxague e desinfecção do processo são aplicados. Assim, a seleção do agente químico que não possui espumação facilita na economia de água necessária para o enxague e retirada do ativo químico residual.

Para garantia da eficácia da limpeza CIP e assegurar que não tenha resquícios de agentes químicos, inspeção avaliações documentadas devem ser implementadas.

A utilização da CIP pode ser aplicada visando a redução da exposição dos agentes químicos e o usuário, como também a busca em redução de tempo de montagem e desmontagem das estruturas.

Na higienização em CIP, a seleção do agente químico é muito importante, pois deve ser dado preferencias a utilização dos que reduzam os perigos de contaminação caso a lavagem de arraste final não seja realizada adequadamente, como a combinação de Ácido Peracético e Peroxido de Hidrogênio, que necessita de baixas concentrações para ação desinfetante e após ação o mesmo vira oxigênio e água.

 

COP- Clean out of the place

Quando o processo CIP não precisa ser aplicado, porém, o equipamento não sai o lugar, ou seja, não dá para aplicar o processo de imersão na área específica de lavagem, por exemplo, o processo Clean out of the Place – COP é utilizado. Seria então a limpeza externa dos equipamentos que foi realizado a limpeza CIP, limpeza de superfícies como piso e parede.

No processo COP, a utilização de agentes químicos com espumação podem ser utilizados. Quando utilizado equipamentos como Gerador de Espuma ou Spray, a eficácia da limpeza aumenta, pois eleva o tempo de contato do produto com a superfície.

 

Agentes Químicos

Os agentes químicos utilizados, principalmente nos processos CIP devem, além de possuir alta ação de detergência, devem ser capazes de dissolver sujidades incrustadas de maneira efetiva, pois não terá a ação mecânica.

Essas sujidades, se não retiradas corretamente, formam os Biofilmes, o que gera contaminação no processo. Os biofilmes podem até corroer os equipamentos.

A ATL possui uma linha de Desincrustantes e desengordurantes alcalinos e ácidos especialmente formulados para os processos CIP, COP e imersão.

 

GR 500 L e GR 500 F

Desincrustantes e desengordurantes alcalino para utilização em cozinhas e indústrias profissionais. Limpeza com desincrustantes alcalinos - Personal Clean - 1 Limpeza com desincrustantes alcalinos - Personal Clean - 2

Ideal para limpeza de tanques, tubulações, carbo cooler, evaporadoras, pasteurizadores, condensadores, máquinas envasadoras das indústrias alimentícias, de bebidas e laticínios na etapa CIP, COP, limpeza por imersão de utensílios, caixas, esteiras, bandejas e fornos combinados em cozinhas industriais

Formulações equilibradas com:

  • Ativos de detergência sem espumação, que retira as sujidades orgânicas de maneira efetiva;
  • Solventes hidrossolúveis, que dissolve as sujidades incrustadas, retirando os biofilmes;
  • Sequestrantes de íons que podem formar incrustações inorgânicas;
  • Inibidores de corrosão, que evitam o ataque caustico, conservando e aumentando da vida útil dos equipamentos.

 

GR 500 Master

Desincrustante e desengordurante a alcalino para utilização em cozinhas e indústrias profissionais. Limpeza com desincrustantes alcalinos - Personal Clean - 3

Ideal para limpeza por imersão ou manual de utensílios, caixas, esteiras, bandejas, chapas, grelhas onde há grande quantidade de incrustações

Sua formulação equilibrada com:

  • Ativos de com alto poder de detergência sem espumação, que retira as sujidades orgânicas e gorduras carbonizadas;
  • Solventes hidrossolúveis, que facilita a remoção de placas de sujidades incrustadas;
  • Inibidores de corrosão, que evitam o ataque caustico para maior conservação e aumento da vida útil dos equipamentos.

 

 

 

GR 500 D

Limpeza com desincrustantes alcalinos - Personal Clean - 4

Desincrustante e desengordurante alcalino concentrado para utilização em cozinhas e indústrias profissionais.

Ideal para máquinas automáticas lava louças. Limpa de maneira eficiente sujidades gorduras, açucares e proteínas.

Sua formulação equilibrada com:

  • Ativos de detergência de baixa espumação e alta emoliencia, que retira as sujidades orgânicas e proteicas de forma eficaz;
  • Inibidores de corrosão, que evitam o ataque caustico para maior conservação e aumento da vida útil dos equipamentos.

 

 

 

Limpeza com desincrustantes alcalinos - Personal Clean - 5

 

Atlaclor Hidro

Desincrutante em pó clorado para limpeza de recirculação de louças como banheiras de hidromassagem. Formulação especial para retirada de sujidades de gorduras corpóreas dos sistemas de tubulação e jatos de água.

Ideal para hotéis, motéis, spas, balneários, clubes e até uso doméstico.

 

 

Limpeza com desincrustantes alcalinos - Personal Clean - 6

 

 

Tropical A

Desinfetante de alto rendimento, formulado com equilíbrio de ativo Ácido Peracético e Peróxido de Hidrogênio para indústria alimentícia e afins.

Ativo orgânico que não gera risco ao produto, usuário e ao meio ambiente.

 

 

 

A Personal Cl’ean possui uma assessoria especializada que auxilia a implementação dos Processos de Limpeza e Higienização específico em seu negócio e produto, com químicos, processos, procedimentos e assessoria corretas, assertivas, de alta segurança e eficaz.

Entre em contato com nossa central de atendimento, nós temos a solução para todos os seus problemas de limpeza, bem como assessoria permanente.

Telefone: (11) 3183-5060 / 3183-5070

Whatsapp: (11) 98147-5737

Acesse nosso site e conheça a nossa linha completa de produtos www.personalclean.com.br.

 

Material de consulta

https://pt-br.facebook.com/grupogs1/videos/live-limpeza-cip-e-cop-quais-as-diferen%C3%A7as/1350195595353238/

 

 

Deixe um comentário