You are currently viewing Limpeza da saída de exaustão das cozinhas

Limpeza da saída de exaustão das cozinhas

As coifas e depuradores de ar, são muito utilizadas em cozinhas profissionais e locais de manipulação de alimentos (restaurantes, bares, churrascarias, clubes, salões de festa …) utilizado para garantir um melhor ar, pois filtra as gorduras e gases do local.

Você sabe identificar ou qual o período indicado para a limpeza completa da coifa, dutos e outras partes do sistema de ventilação?

Conforme a legislação, a limpeza completa (pesada) das coifas e do sistema de exaustão devem ocorrer no máximo a cada 4 meses ou quando atingirem 3 mm de camada de gordura? E para cozinhas domésticas, a indicação desta limpeza é a cada 6 meses.

A limpeza é muito importante para:

  • Evitar a contaminação microbiológica do alimento e do ar: o acúmulo de sujidades que ficam incrustadas são fonte para crescimento microbiano e até atrativo para pragas;
  • Reduzir os riscos de acidentes: as incrustações com óleos e gorduras aliado a alta temperatura, em contato com a rede elétrica do sistema de exaustão, e utilização de celofanes e outros para o cozimento dos alimentos, podem gerar incêndios ou explosões.

Limpeza da saída de exaustão das cozinhas - - 1

Princípio de incêndio em restaurante em Brasília em junho de 2021. Incêndio teve princípio na coifa. Fonte: metropolis.com. e jornaldebrasilia.com.br.

A limpeza deve ser realizada na coifa, na tubulação, dutos, caixas de gordura, filtros e terminais de carga. A RDC 216/2004 (Ministério da Saúde-ANVISA), Notas Técnica especificas do Corpo de Bombeiros de cada estado e a ABNT 14518:2020, exigem que a realização da limpeza seja registrada.

Como as sujidades são provindas dos preparos dos alimentos, portanto orgânicas, a limpeza deve ser realizada utilizando desengordurante e desincrustantes adequados ao material da coifa e dutos.

Lembrando que as limpezas em locais acima de 2 metros de altura devem ser realizadas por funcionários com treinamento específico e utilizando os EPIs adequados.

As partes dos equipamentos que ficam dentro das cozinhas, devem ser limpas diariamente ou semanalmente (periodicidade definida de acordo com o uso). Mas a limpeza completa deve ser realizada periodicamente conforme legislação.

TIPOS DE COIFAS

Limpeza da saída de exaustão das cozinhas - - 2

Coifa de aço galvanizado Utilize produto com menor concentração de alcalinos cáusticos para não agredir/queimar a superfície.

Utilize ATLACRUST.

 

 

 

 

Coifa de aço inox Limpeza da saída de exaustão das cozinhas - - 3

Pode utilizar produtos em qualquer concentração de alcalinos cáusticos.

ATLACRUST PLUS, GR 500 L ou GR 500 MASTER.

 

 

 

LIMPEZA

Primeiro realize a remoção das sujidades superficiais.

Aplique o produto indicado de acordo com a superfície e diluição recomendada no rótulo.

Utilizando buchas de fibra branca na parte externa (limpa sem riscar) e verde nas partes internas (limpeza abrasiva), realize a esfregação para retirada das sujidades.

Enxague com água corrente ou utilizando lavadora de alta pressão. (cuidado com as instalações elétrica e as partes do motor para não molhar).

Para sujidades muito incrustadas, se necessário, repita a operação.

 

A Personal Clean possui uma assessoria especializada que auxilia a implementação dos Processos de Limpeza e Higienização específico em seu negócio e produto, com químicos, processos, procedimentos e assessoria corretas, assertivas, de alta segurança e eficaz.

 

Entre em contato com nossa central de atendimento, nós temos a solução para todos os seus problemas de limpeza, bem como assessoria permanente.

Telefone: (11) 3183-5060 / 3183-5070

Whatsapp: (11) 98147-5737

Acesse nosso site e conheça a nossa linha completa de produtos www.personalclean.com.br .

Venha ser um franqueado de sucesso e levar o que há de melhor em higienização profissional para a sua região

 

Deixe uma resposta