You are currently viewing Utilização de Panos Multiuso

Utilização de Panos Multiuso

Em muitos programas culinários de grande porte, é comum se ter a imagem um Chef de cozinha com um pano de prato no ombro, utilizando para secar as mãos, bancadas, utensílios e outros…, mas você sabia que em indústrias alimentícias, restaurantes, padarias e toda a rede de manipulação e distribuição de alimentos o pano de prato (tecido) não é permitido? Nem para secar utensílios, superfícies e nem para secar as mãos!

A RDC 275/2002 e a RDC 216/2004 são as legislação descritas pelo Ministério da Saúde/ANVISA, que define em todo o território nacional os Procedimento Operacionais Padronizados e Boas Práticas de Serviços de Alimentação e nos estabelecimentos Produtores /Industrializadores de alimentos, bem como a CVS n° 6/1999 que determina o Regulamento Técnico e estabelece os Parâmetros e Critérios para o Controle Higiênico-Sanitário em Estabelecimentos de Alimentos para todo o Estado de São Paulo e a portaria n° 2619/2011, que determina o Código Sanitário para todos os estabelecimentos de alimentação da cidade de São Paulo, descrevem referente a proibição de uso de panos não descartáveis para secar utensílios e higienização de superfícies.

Os panos multiuso (panos descartáveis) ou os conhecidos como tecido não tecido, são de grande utilidade em locais onde tecidos de fibra e algodão não são bem-vindos (quando não reutilizados), como indústrias alimentícias, de bebidas, farmacêuticas, laboratórios, serviços de alimentação, hotéis, hospitais, clínicas e outros… onde além do atendimento as legislações, evita-se as contaminações (motivo da proibição dos panos de tecidos que acabam sendo reutilizados).

O entendimento das legislações é que os panos descartáveis é usou – descartou. Por esse motivo que as legislações não permitem o uso panos de tecido. Pois caso contrário, ele se torna foco de contaminação.

Por manterem a sua resistência mesmo molhado e maior absorção, o pano multiuso é uma opção mais viável que os panos de papel na maioria dos casos.

Comumente, a utilização de panos multiuso também cresceu na limpeza doméstica e outros ramos substituindo as estopas e toalhas alugadas em setores como metalúrgica, marceneira e de eletrônicos, devido seus benefícios de não soltar “fiapos” e estragar os equipamentos, baixo custo, auxiliar a economizar água, aumentar a produtividade e requer menor espaço de armazenamento.

Lembrando que os panos multiuso, para ter a função de remoção de sujidades das superfícies é necessário a utilização de um saneante adequado ou um sanitizante para uma higienização correta do local e ou peça. Utilize em conjunto os produtos ATL, que são validades, certificados pelas legislações especificados dos segmentos.

Os panos multiuso, além de práticos, quando utilizados de cores diferentes auxiliam a setorizar e com isso, evitar as contaminações cruzadas. Defina cores exclusivas para sanitários e áreas de pias, superfícies, áreas de manipulação de alimentos crus e outros…

A Personal Cl’ean possui uma assessoria especializada que auxilia a implementação de um Sistema de Biossegurança específico em seu negócio e produto, com químicos, processos, procedimentos e assessoria corretas, assertivas, de alta segurança e eficaz.

Utilizando o pano multiuso ao máximo:

Utilizando os panos multiuso da maneira correta, é possível ter uma limpeza eficiente e econômica. Siga as dicas abaixo:

  • Independentemente do tamanho da superfície a ser limpa, utilize um pano multiuso de cada vez.
  • Dobre o pano em quatro partes e utilize uma face por vez. (assim você possui 8 faces para utilização).
  • Segurando firme na face superior, passe a face que esta virada para superfície sobre a sujidade, utilizando a maior área do pano e aumentando o poder de arraste das sujidades.
  • Após utilizar de um lado, vire e dobre, utilizando seu verso e assim sucessivamente até utilizar todas as faces.
  • Na reutilização do momento e necessário devido a lavagem do mesmo para a remoção total da sujidade, atenção para que não vire um foco de contaminação.
  • Após o uso, descarte-o de forma correta.

Entre em contato com nossa central de atendimento, nós temos a solução para todos os seus problemas de limpeza, bem como assessoria permanente.

Telefone: (11) 3183-5060 / 3183-5070

Whatsapp: (11) 98147-5737

Acesse nosso site e conheça a nossa linha completa de produtos www.personalclean.com.br.

Deixe uma resposta