You are currently viewing Tratamento de Água de Piscinas

Tratamento de Água de Piscinas

É inegável o prazer de um mergulho em uma água limpa, para que o momento seja realmente de alegria e relaxamento, tratar a piscina de forma correta é fundamental para a saúde e reduz o tempo e custos com o tratamento. Para isso, basta manter os parâmetros como pH, teor de cloro e algicida preventivo contra algas sempre regulados. Esse tratamento é ideal para se prevenir a transmissão de doenças através da água (como micose, verrugas, diarreia e outros), proliferação do Aedes Aegipt, evita-se o desperdício de água e economia utilizando os produtos químicos da maneira correta.

• Medição do pH

O pH é a abreviação de Potencial Hidrogeniônico e influencia praticamente todas as reações químicas que ocorrem diariamente em sua piscina.Tratamento de Água de Piscinas - - 1

Para medir o índice do pH é preciso utilizar um kit teste ou uma fita teste. Por meio desses instrumentos, você saberá se o pH está correto, acima ou abaixo dos níveis ideais, e poderá utilizar o produto ideal para fazer os ajustes necessários.

Ajustar o pH significa obter o pH correto. Sua escala varia de 0 a 14. Em piscinas o pH deve ser mantido entre 7,4 a 7,6, para garantir que os produtos químicos tenham ação eficaz, proteção dos equipamentos e conforto dos banhistas.

Faça a medição do pH e do cloro com o Kit, que fornece resultados precisos.

O pH abaixo de 7,4 poderá causar irritação na pele e nos olhos, corrosão dos equipamentos, gerar um consumo maior de cloro e favorecer o crescimento de algas.

O pH acima de 8,3 provoca incrustações nos equipamentos, deixa a água turva, pois deixa a água mais densa e reduz a estabilidade do cloro presente na água, deixando a água exposta a bactérias e fungos e gerando maior custo por necessitar de maior dosagem.

• Elevação do  pH

Se o pH estiver abaixo de 7,4, utilize ATLAELEV P ou ATLAELEV para ajustar o pH.
No caso da ATLAELEV P use a dosagem de acordo com a tabela abaixo ou verifique a instrução da embalagem.

Tratamento de Água de Piscinas - - 2

Para decantação de impurezas, recomenda-se a utilização de 300 gramas de ATLA ELEV P para cada 10.000 litros de água.

ATLAELEV P é um produto em pó, responsável pela elevação do pH da água. Disponível em embalagens de 2 kg e 25 kg.

• Reduzir o pH

Se o pH estiver acima de 7,6, utilize ATLARED para ajustá-lo. Utilizar 7 mL para cada ponto de pH acima de 7,6 para cada 1.000 L de água.

• Prevenção e eliminação de Algas

As algas são organismos aquáticos micro ou macroscópicos que causam problemas estéticos na piscina, inconvenientes relacionados com a diminuição da transparência de suas águas e a formação do “limo” escorregadio na parede. Elas são levadas com os esporos pelo ar e, durante as ventanias ou chuvas. Encontrando condições favoráveis na água, as algas multiplicam-se rapidamente. Há numerosas espécies de algas, mas, no tratamento de piscinas, os principais tipos são:

Algas verdes de livre flutuação: que tornam as águas das piscinas esverdeadas.

Algas negras: mostram-se geralmente como pontos e pequenas manchas aderentes ao fundo nas paredes laterais das piscinas. Algas apresentam a tendência de elevar o pH das águas devido ao consumo de gás carbônico dissolvido.

Tratamento de Água de Piscinas - - 3

Use ALGY 500 – ALGICIDA DE MANUTENÇÃO para garantir e manter a pureza da água para evitar que haja surgimento de algas.

Caso a piscina já esteja com algas, use o ALGY 2000 – ALGICIDA DE CHOQUE.

– Dosagem para tratamento de choque (piscina verde, já infestada com algas) – 1 litro para cada 100.000 litros de água.

– Dosagem para tratamento de manutenção semanal– 1 litro para cada 60.000 litros de água.

• Floculação, clarificação e aspiração

A clarificação é a remoção de sólidos suspensos (turbidez) nas águas. A extensão desta remoção de impurezas depende do equipamento e do tratamento químico empregado. Os sólidos suspensos consistem em partículas insolúveis e de sedimentação lenta. A coagulação é o processo de neutralização das cargas negativas das partículas que faz com que as mesmas se atraiam, promovendo aglomeração. Assim, formam partículas maiores denominadas flocos, aumentando a velocidade de sedimentação e em tamanho suficiente para serem retidos no processo de filtração e aspiração.

Para que isso ocorra utilizamos o produto ATLAFLOC. Possui ação clarificante e decantadora. Sua dupla ação garante praticidade e excelente desempenho em todos os tipos de piscinas. Pode ser usado como tratamento preventivo, evitando assim que a água fique turva ou como decantador para eliminar sujeiras acumuladas na água.

Aplique o ATLAFLOC, na quantidade ideal indicada acima, diluindo o ATLAFLOC em um balde com água da piscina, pois isso possibilitará que você o aplique na piscina de maneira mais homogênea. Feito isso, deixe a piscina circulando por aproximadamente por umas duas horas para que o produto se misture bem à água.

Tratamento de Água de Piscinas - - 4

O passo seguinte é desligar o filtro e deixar a água descansar por um período não inferior a 6 horas. Depois desse tempo, todas as partículas de sujeira estarão acumuladas no fundo da piscina. Assim, basta realizar a aspiração (o filtro deve estar na posição drenar) e o processo de decantação estará concluído. Após aspiração fazer a reposição da água e proceder com a cloração.

• Cloração

Para desinfecção da água, deve-se realizar a medição com o kit e verificar se o parâmetro estiver entre 1 a 3 ppm.
O ATLACLOR POOL é formulado com cloro orgânico estabilizado, o que permite que que a água se dentro dos parâmetros de pH, mantenha por longos períodos o ativo para reagir com os microrganismos e a qualidade da água.

Tratamento de Água de Piscinas - - 5 A dosagem de cloro, não deve ser realizada se a o pH da água estiver dentro do parâmetro ideal de 7,4 a 7,6.

Encha um balde plástico até a metade com água da própria piscina. Coloque a quantidade indicada de cloro de acordo com a tabela abaixo no balde e dilua com o auxílio de um utensílio plástico.

Após diluir completamente o ATLACLOR POOL, jogue-o sobre toda a superfície da piscina.

Tratamento de Água de Piscinas - - 6

Em seguida coloque o filtro na posição “filtrar”, para que o cloro se espalhe de maneira homogênea por toda a piscina.

Realizar novamente a medição do parâmetro de cloro da sua piscina. Se após a homogeneização, o índice de cloro estiver abaixo de 1ppm será necessário realizar outra aplicação.
Caso o cloro esteja dentro dos parâmetros indicados (entre 1 e 3ppm) a piscina já está devidamente tratada e pronta para o uso.

ATENÇÃO: Alguns erros são muito comuns na hora de fazer a cloração da sua piscina. Por isso, atenção!

• Não jogue o cloro diretamente na piscina. Isso pode danificar o seu revestimento;

• Não realize a mistura com o auxílio de materiais metálicos. O cloro é extremamente oxidante e o contato com o metal pode prejudicar sua eficácia no tratamento;

• Proteja suas mãos e utilize máscara de proteção na hora de manusear o cloro. Como dissemos, o cloro é um forte oxidante e pode causar ferimentos em contato direto com a pele, assim como prejudicar as vias respiratórias, causando até intoxicação;
• Jamais fumar quando estiver manuseando ATLACLOR POOL;
• Leia as instruções do rótulo antes de manusear o ATLACLOR POOL;
• Realize o procedimento de cloração de preferência ao amanhecer ou anoitecer.

• Cuidados com a bomba e filtro

A bomba e o filtro em correto funcionamento são importantes para garantir que o tratamento da água e a eficácia de maneira adequada dos agentes químicos utilizados.

Sendo assim, sempre avaliar o correto funcionamento dos equipamentos e a troca periódica (a cada 2 anos) do filtro ou quando a areia estiver compactada e saturada.

Deixe uma resposta